Cuide bem do seu veículo

Ao desligar seu motor, espere que o mesmo funcione por alguns segundos em marcha lenta, evitando inclusive a “última acelerada”, que pode provocar acúmulo de combustível no cilindro do motor, provocando desgaste prematuro das peças móveis e contaminação do óleo lubrificante.

Verifique sempre o estado da correia dentada de seu motor. O rompimento da mesma pode acarretar sérios danos ao seu motor. Substitua a mesma de acordo com recomendações do fabricante.

Verifique sempre a limpeza do sistema de abastecimento do motor (tanque, conduites, filtros, etc.). O excesso de impurezas no sistema prejudica o funcionamento da injeção, podendo acarretar danos a todo o motor.

Ao aplicar peças em seu veículo ou equipamento, certifique-se da qualidade das mesmas, consultando um especialista no assunto.

O óleo lubrificante é um dos elementos primordiais para a vida útil do seu motor. Verifique a aplicação correta do óleo de acordo com a indicação do fabricante. Os motores mais modernos exigem lubrificantes de tecnologia mais moderna. Além da viscosidade é importante verificar a classificação do óleo. Cuidado com os frentistas de postos de gasolina. Geralmente, eles não estão treinados para indicar a aplicação do óleo em seu motor.

Reforce os cuidados que já são necessários no dia a dia. Use o cinto de segurança e exija que os outros passageiros também usem, não ultrapasse o limite de velocidade da pista e respeite a sinalização.

Procure evitar a instalação de acessórios adaptados ao seu motor, a menos que recomendado pelo fabricante do mesmo.

Verificar sempre o sistema de arrefecimento do motor: limpeza da colméia do radiador, estado das mangueiras e abraçadeiras, vedação da tampa do radiador, uso correto de aditivos para o sistema e funcionamento de marcador e alarme de temperatura.

O sistema de filtragem de ar é o “pulmão” de seu motor. Troque o filtro sempre na quilometragem ou período de trabalho indicados pelo fabricante ou de acordo com as condições de trabalho do equipamento (em condições mais severas os períodos de troca recomendados deverão ser reduzidos).